A maior Feira do Agronegócio

Conheça todos os detalhes do eventos e edições anteriores

Confira a história do maior evento de Agronegócios do estado de Rondônia

e surpreenda-se com cada detalhe!
Cacoal é uma cidade movida pela agricultura e pecuária, Além do título de Capital do Café, a cidade ainda possui um dos maiores rebanhos de gado de corte e está estre as maiores bacias leiteiras do Estado. Uma cidade com este potencial não poderia ficar sem um Feira Agropecuária forte. Foi com este pensamento que em 10 de março de 1998 pequenos, médios e grandes pecuaristas da cidade uniram forças para criarem uma associação grande e de alta representatividade.

A ARCA nasceu com o objetivo de lutar pela melhoria da agropecuária com a implantação de técnicas avançadas de melhoramento genético do rebanho bovino, bem como, lutar por avanços na agricultura, incentivando a mecanização, a irrigação, enfim, a busca de tecnologia de ponta que possa garantir a expansão do agronegócio no município.

A primeira edição do evento ocorreu em 1999 e, de lá para cá, foram diversas as conquistas obtidas pela Associação Rural Cacoalense. Neste tempo, através da Expoac, a ARCA realizou uma série projetos sociais em prol de instituições beneficentes do município. Entre estes destaca-se a parceria com o Lions Club Capital do Café, que consiste na arrecadação de alimentos que são revertidos a instituições da cidade. 

A seriedade do trabalho desenvolvido pela ARCA faz com que a Expoac aconteça ano após ano, sem interrupções, sempre com grandes atrações e um público que dispensa comentários. Mesmo em tempos de crise, quando diversas outras exposições do estado deixaram de acontecer, a Expoac se manteve de pé, fazendo história.

Neste mesmo ritmo aguardamos você para mais uma edição da Exposição Agropecuária de Cacoal. 

Seja Bem vindo à EXPOAC!
 

Linha do Tempo

São mais de 20 anos de história e grandes eventos que encantaram o público

Sobre a Edição

A 19ª Expoac começou com novidades já na escolha do seu Presidente. Sempre apoiando nos bastidores, Jonas Goes se tornou unanimidade entre os associados para presidir a Associação no biênio 2017/2018.

No dia 02 de março o novo Presidente reuniu a imprensa para anunciar oficialmente a programação artística de festa. Assim, a 19ª Expoac contou em sua noite de abertura com o show da dupla Maiara & Maraísa. Na noite de sexta-feira o show foi com a dupla Bruno & Barreto. Já a noite de sábado ficou por conta do retorno do cantor Amado Batista ao palco da Expoac. O cantor já havia sido uma das atrações da festa em 2003, na 5ª Expoac, quando reuniu mais de 12 mil pessoas, um público inimaginável para a época e para a estrutura que a Expoac tinha. O lançamento oficial do evento ocorreu em 30 de março num jantar realizado no salão de eventos do parque.

Uma novidade para o agronegócio neste ano foi a realização de um encontro com produtores rurais e instituições bancárias da região para tratar de negócios a serem realizados no Parque de Exposição. A intenção do encontro foi apresentar as linhas de crédito, para que os produtores possam se antecipar e solicitar seus financiamentos. Estiveram presente no evento cinco instituições bancárias diferentes.

Outra novidade foi a parceria firmada entra a ARCA e a CDL para a criação do “Espaço Multissetorial da Expoac”. O espaço foi coordenado pela CDL que disponibilizou stands 4x4m², 4x6m² e 4x8m², além de tendas externas de 5x5m². O intuito deste projeto foi beneficiar não somente o comércio, mas também a população que tem a oportunidade de comprar mercadorias e conhecer diversos produtos diferenciados de ótima qualidade. O resultado, mesmo como primeira experiência, foi positivo.

A segurança foi uma palavra-chave na 19ª Expoac. Diversas mudanças e melhorias foram feitas neste sentido. Uma das mudanças feitas pensando na segurança foi o novo formato de utilização do passaporte. Com a necessidade de restringir a utilização de cada passaporte a uma única pessoa. Esta iniciativa buscou evitar, entre outras coisas, que passaportes perdidos ou roubados sejam utilizados por terceiros.

A Direção da ARCA garantiu que neste ano o controle de acesso nas portarias fosse intensificado, com realização de revista de pessoas que entram no Parque durante toda a madrugada. Outro objetivo é evitar a entrada de pessoas sem passaporte ou ingresso, mesmo após o final dos shows. 

Como acontece todo ano a ARCA realizou o trabalho de substituição do madeiramento das arquibancadas e revisão das estruturas metálicas. Apesar de, desde o início, todo material utilizado ser de primeira qualidade, faz-se necessário que alguns reparos sejam realizados. Assim, dezenas de tábuas foram substituídas, garantindo a segurança do público.
Os Camarotes devem ser sempre um local que oferece conforto. Mas, além disso, também deve oferecer segurança. Com este pensamento a Associação Rural de Cacoal fez mudanças nos camarotes, que antes possuíam apenas uma escada de acesso e passaram a contar com duas. A preocupação é justamente com a segurança em uma eventual necessidade de evacuação em situação de emergência.

Na mesma linha de providência tomada com os camarotes, percebeu-se que a única escada de acesso ao palco existente poderia ser insuficiente em uma situação de emergência. Assim a ARCA providenciou mais uma saída de emergência no palco com escadaria externa.

Outra preocupação quanto à Segurança no Parque de Exposições, mesmo que para uns pareça exagero, foi a instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). O sistema é popularmente conhecido como “para-raios”, mas vai muito além disso. A instalação do sistema é uma recomendação do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2005, e tem como objetivo evitar ou, ao menos, minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, os populares raios. Estas descargas podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.

Uma parceria com a Polícia Militar possibilitou a realização de vídeo monitoramento dentro do parque de Exposições e na rodovia que dá acesso ao mesmo. A parceria consistiu em uma demonstração do recurso utilizado pela Polícia Militar do Estado e serviu para auxiliar na segurança do público.

Além disso, como já ocorreu em anos anteriores, a equipe de segurança contratada para a trabalhar no parque possui credenciamento da Policia Federal, sem contar o não menos importante trabalho desempenhado pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, sempre apoiando o evento de forma irretocável. Neste ano a ARCA também passou a contar com o apoio dos Bombeiros Civis de Cacoal.

O salão de eventos do Parque de Exposições passou a contar neste ano com climatização através de ar-condicionado. A novidade foi inaugurada já no Baile de Escola da Rainha.

E por falar na escolha da Rainha, o título de Princesa da Expoac 2017, considerado a terceira colocada, foi para Merièlen Vieira dos Santos, de 18 anos. O título de Madrinha do Rodeio, dado à segunda colocada, ficou com Sabrina Costa de Paula, de 19 anos. Mas a Rainha da 19ª Expoac, escolhida pelos jurados, foi Dayoha Barbosa Colombi, de 23 anos.

A cavalgada de Abertura da festa reuniu mais de 500 cavaleiros pelas ruas de Cacoal. 

O rodeio profissional da 19ª Expoac distribuiu 32 mil reais em prêmios e garantiu o campeão da competição em Barretos. 

Na arena uma atração especial foi preparada para o público trata-se da apresentação de arena do Centro de Treinamentos Adonis Colombo. Sob o comando do seu treinador o cão Radar conduziu um rebanho de ovelhas para locais específicos da arena, inclusive transpondo obstáculos. 

Na quinta solidária foram arrecadados quase 3 toneladas de alimentos, que forma divididos entre 7 instituições previamente cadastradas.

Patrocinadores