A maior Feira do Agronegócio

Conheça todos os detalhes do eventos e edições anteriores

Confira a história do maior evento de Agronegócios do estado de Rondônia

e surpreenda-se com cada detalhe!
Cacoal é uma cidade movida pela agricultura e pecuária, Além do título de Capital do Café, a cidade ainda possui um dos maiores rebanhos de gado de corte e está estre as maiores bacias leiteiras do Estado. Uma cidade com este potencial não poderia ficar sem um Feira Agropecuária forte. Foi com este pensamento que em 10 de março de 1998 pequenos, médios e grandes pecuaristas da cidade uniram forças para criarem uma associação grande e de alta representatividade.

A ARCA nasceu com o objetivo de lutar pela melhoria da agropecuária com a implantação de técnicas avançadas de melhoramento genético do rebanho bovino, bem como, lutar por avanços na agricultura, incentivando a mecanização, a irrigação, enfim, a busca de tecnologia de ponta que possa garantir a expansão do agronegócio no município.

A primeira edição do evento ocorreu em 1999 e, de lá para cá, foram diversas as conquistas obtidas pela Associação Rural Cacoalense. Neste tempo, através da Expoac, a ARCA realizou uma série projetos sociais em prol de instituições beneficentes do município. Entre estes destaca-se a parceria com o Lions Club Capital do Café, que consiste na arrecadação de alimentos que são revertidos a instituições da cidade. 

A seriedade do trabalho desenvolvido pela ARCA faz com que a Expoac aconteça ano após ano, sem interrupções, sempre com grandes atrações e um público que dispensa comentários. Mesmo em tempos de crise, quando diversas outras exposições do estado deixaram de acontecer, a Expoac se manteve de pé, fazendo história.

Neste mesmo ritmo aguardamos você para mais uma edição da Exposição Agropecuária de Cacoal. 

Seja Bem vindo à EXPOAC!
 

Linha do Tempo

São mais de 20 anos de história e grandes eventos que encantaram o público

Sobre a Edição

A Associação Rural de Cacoal encerrou o ano de 2011 com o sincero sentimento de dever cumprido. Com o Engenheiro Nelson Mangueira à frente da Associação, a 13ª Expoac foi um grande evento que superou a expectativa do público.
A Expoac 2011 começou a ser discutida ainda em 2010, quando foram escolhidos os shows. O grande volume de eventos agropecuários em todo o Brasil durante o mês de agosto sempre foi uma dificuldade para que a ARCA pudesse negociar os shows que aconteceriam em Cacoal. Datas e preços elevados, cada contrato dependeu de muito esforço do Presidente Nelson Mangueira e da Comissão Organizadora. 
Com os shows contratados a ARCA tinha como meta superar o recorde na venda de passaportes do ano anterior. Para isto o início das vendas foi antecipado, facilitando a compra através de parcelamento no cartão de crédito e premiando o público com 20 motos 0 Km, o que foi um grande sucesso. 
Foram muitos dias de trabalho em todos os cantos do Parque de Exposições. Reforma dos banheiros no pavilhão de expositores; Readequação do Tatersal de Leilões, com ampliação da cobertura, construção de novos banheiros, escritório e ampliação dos currais para uma melhor realização do Mega Leilão. Foram feitas a reforma das baias e piquetes e ampliação dos banheiros do pavilhão de eventos, com objetivo de melhorar a estrutura do pavilhão para atender os eventos sociais. Os stands do pavilhão de eventos foram padronizados para a Expoac. Além disso a 13ª Expoac ainda contou com palestras, realizadas em parceria com a Casa do Lavrador, Camarotes moveis e camarote vip, grande novidade da feira.
No ano de 2011 a Arca dedicou uma atenção especial no que diz respeito à acessibilidade no Parque, complementando o trabalho do ex-Presidente Silvio Masiero. Fator de extrema necessidade e que, com um engenheiro como Presidente, a ARCA não podia deixar passar. Foram realizadas reformas de adequação em diversos setores do parque, inclusive com a instalação de banheiros químicos para cadeirantes.
 
A escolha da Rainha, Madrinha e Princesa da 13ª Expoac foi uma atração à parte nos dias que antecederam a festa. Nove candidatas entraram na passarela exibindo todo o charme da mulher cacoalense. A Rainha Rhanielly Oliveira, a Madrinha do Rodeio, Monaliza Oenning e a Princesa da Expoac, Talita Yasmin tiveram a honra de representarem a ARCA durante os 5 dias.
Com a chegada do mês de Agosto, Cacoal se preparou para mais uma novidade da 13ª Expoac. Pela primeira vez na história do evento foi realizada a cavalgada de Abertura com a participação em massa de pessoas apenas com animais. Equinos, bovinos ou moares... abrilhantaram durante o percurso deixando a festa muito mais caracterizada como um evento agropecuário. 
No palco do parque de Exposições estrelas brilharam e sacudiram o público. 3 grandes shows, o primeiro aconteceu na noite de abertura, com a dupla Hugo e Gabriel. No palco do Parque de Exposições a dupla tocou seus principais sucessos, num show repleto de romantismo.
Para a noite de sexta-feira foi contratado o show da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que elogiou a estrutura do parque de exposições de Cacoal. Uma noite de muita alegria e participação do público. A arena do parque de exposições ficou completamente lotada para receber este tradicional show da música sertaneja.
Para a noite de sábado a ARCA trouxe um show que superou qualquer expectativa. Comentados por todos no dia seguinte, a dupla Maria Cecília e Rodolfo esbanjou simpatia e talento durante a sua passagem pela cidade. O show da dupla foi marcado pela empolgação do público do início ao fim da apresentação. 
Para deixar a festa ainda mais bonita, a Diretoria da Arca providenciou arquibancadas com área vip que foram um grande sucesso de aceitação do público. 
Uma mudança bastante marcante também aconteceu no pavilhão de expositores com a colocação de divisórias padronizadas e encarpetamento em todo o espaço. As mudanças fizeram toda a diferença e foram elogiadas pelos expositores e pelo público.
O número de expositores em toda a festa foi recorde. Com empresas de pequeno, médio e grande porte, além das parcerias firmadas com instituições como a UNIR, que recebeu um espaço para expor durante o evento e, como retorno, realizou um trabalho de pesquisa elaborando um banco de dados de negócios. Graças a este trabalho pudemos saber, por exemplo, que a empresa Arrobas fechou negócios num valor superior a 1 milhão de Reais.
Os leilões também receberam uma atenção especial da Arca em 2011. Além das mudanças estruturais no tatersal, os leilões ainda contaram com uma divulgação específica e direcionada ao público interessado. Uma decoração especial também foi feita tanto para o Leilão de Gado PO, realizado na noite de quinta-feira, como para o Leilão de Gado Leiteiro, realizado na tarde de domingo. Tudo isto fez com que os dois leilões fossem um sucesso não apenas em público, mas principalmente em volume de negócios.
O concurso de gado leiteiro foi aberto ao restante do Estado, elevando o nível da competição. Todo o leite coletado durante o concurso, como de costume, foi doado a instituições do município.
A festa ainda contou com o espetáculo do rodeio profissional em touros que trouxe para a arena do Parque de Exposições de Cacoal os melhores cowboys do Estado. E a criançada também fez a festa na realização do Rodeio mirim. 
Mas não podemos deixar de dar um destaque especial ao espaço dado aos cantores regionais, que puderam se apresentar no mesmo palco das atrações principais, e ao show piro-musical, que fez a emoção tomar conta da arena.
A festa foi encerrada na noite de domingo com um grandioso espetáculo Piro musical. O público fez questão de elogiar o evento. 
 

Patrocinadores