A maior Feira do Agronegócio

Conheça todos os detalhes do eventos e edições anteriores

Confira a história do maior evento de Agronegócios do estado de Rondônia

e surpreenda-se com cada detalhe!
Cacoal é uma cidade movida pela agricultura e pecuária, Além do título de Capital do Café, a cidade ainda possui um dos maiores rebanhos de gado de corte e está estre as maiores bacias leiteiras do Estado. Uma cidade com este potencial não poderia ficar sem um Feira Agropecuária forte. Foi com este pensamento que em 10 de março de 1998 pequenos, médios e grandes pecuaristas da cidade uniram forças para criarem uma associação grande e de alta representatividade.

A ARCA nasceu com o objetivo de lutar pela melhoria da agropecuária com a implantação de técnicas avançadas de melhoramento genético do rebanho bovino, bem como, lutar por avanços na agricultura, incentivando a mecanização, a irrigação, enfim, a busca de tecnologia de ponta que possa garantir a expansão do agronegócio no município.

A primeira edição do evento ocorreu em 1999 e, de lá para cá, foram diversas as conquistas obtidas pela Associação Rural Cacoalense. Neste tempo, através da Expoac, a ARCA realizou uma série projetos sociais em prol de instituições beneficentes do município. Entre estes destaca-se a parceria com o Lions Club Capital do Café, que consiste na arrecadação de alimentos que são revertidos a instituições da cidade. 

A seriedade do trabalho desenvolvido pela ARCA faz com que a Expoac aconteça ano após ano, sem interrupções, sempre com grandes atrações e um público que dispensa comentários. Mesmo em tempos de crise, quando diversas outras exposições do estado deixaram de acontecer, a Expoac se manteve de pé, fazendo história.

Neste mesmo ritmo aguardamos você para mais uma edição da Exposição Agropecuária de Cacoal. 

Seja Bem vindo à EXPOAC!
 

Linha do Tempo

São mais de 20 anos de história e grandes eventos que encantaram o público

Sobre a Edição

A 15ª Expoac começou com um ex-Presidente da Associação Rural de Cacoal sendo reconduzido pela primeira vez ao cargo. Jair Alves Batista assumiu a tarefa de organizar a Expoac nos anos de 2013 e 2014.
Os preparativos começaram com a contratação dos shows. Foram fechados contratos com 3 duplas das mais tradicionais da música sertaneja. “Munhoz e Mariano”, “Edson e Hudson” e “Guilherme e Santiago” agitaram a arena do parque de exposições.
Diversas melhorias foram realizadas para esta edição do evento. Uma das melhorias é quanto ao restaurante principal do Parque de Exposições. Uma grande reforma foi realizada mudando a frente do restaurante, que passou a ter visão voltada para as demais áreas do parque de exposições. Vale lembrar que nos anos anteriores o restaurante ficava de frente com as paredes do pavilhão de expositores. O restaurante ainda foi modernizado com churrasqueira interna e uma cozinha ampla, além de um espaço maior também para os visitantes.
O pavilhão de expositores também foi totalmente reformulado, valorizando mais o espaço existente. A área abaixo do palco, utilizada para camarim dos artistas, bem como acesso da imprensa e diretoria ao palco, também foi readequada para as necessidades do evento.
Também foi reestruturado o espaço para pequenos produtores e o preparado um local próprio para o Bailão.
Porém, provavelmente a maior benfeitoria para este ano foi o bloqueteamento de diversas áreas no parque, inclusive o acesso do estacionamento principal até a parte interna do parque. Também foi feita a ligação entre a entrada da arena e a área reservada ao parque de diversões. 
A Realeza da Expoac foi representada por Tania Tavares (Rainha da Expoac), Leticia Nóbrega (Madrinha do Rodeio) e Vanessa Vasconcellos (Princesa da Expoac).
Durante o evento aconteceu mais uma edição do Concurso de Gado Leiteiro. A competição que, tradicionalmente, conta com o apoio da EMATER-RO, CEPLAC, IDARON, SEMAGRI e STTR, neste ano contou com a colaboração de alunos do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, campus de Cacoal.
A Quinta Solidária se consolidou neste ano, com portões do Parque de Exposições abertos ao público com doação voluntária de alimentos não perecíveis. O Rodeio Profissional e o Rodeio Mirim completaram a festa.
A 15ª Expoac, com certeza, foi um sucesso.
 

Patrocinadores